Dia 8 de abril, dia Nacional do Sistema Braille

Dia 8 de abril, dia Nacional do Sistema Braille

Ouvir Áudio🔉:

Fonte:  imagem da Internet,
autor desconhecido. 
Dia 8 de abril, dia Nacional do Sistema Braille. A data foi em homenagem ao primeiro professor cego do Brasil, José Álvares de Azevedo. Trouxe da França este aprendizado e compartilhou o sistema braille pelo Brasil. O sistema Braille foi criado pelo francês, Louis Braille, que ficou cego dos dois olhos, ainda criança.

Fonte:  imagem  da Internet,
autor desconhecido. 
Louis Braille, conheceu na juventude um oficial francês, Charles Barbier de La Serre, que desenvolveu um código de pontos e traços, baseado em sons, no exército francês (período imperial); Para que os soldados franceses pudessem ler no escuro. O sistema não foi adiante pois os soldados achavam muito complicado, por ter uma combinação de símbolos muito grandes, letras com acentos e notas musicais e não tinha símbolos de número. Louis Braille, conheceu o método de Charles Barbier, e resolveu adaptar, criando um sistema que permitia 63 combinações em relevo.

Fonte:  imagem da Internet,
autor desconhecido. 
Em Vitória, Espirito Santo, existe o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo – ILBES, desde em 04 de dezembro de 1953, faz parte do FIEL (Fórum de Inclusão Esporte e Lazer). É uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a pratica Braille e prestar serviços de assistência social, artística, intelectual e saúde às pessoas com deficiências visuais do Estado do Espírito Santo. Oferecem oficinas de Braille, informática, biblioteca, teatro, aula de violão, orientação e mobilidade, grupo de convivência social, curso de fotografia para cegos e incentivos a prática esportiva (atletismo, goalball, judô e futebol B2/B3).






Comentários

Postagens mais visitadas