24 de abril - Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Ouvir Áudio 🔉:

Fig. 1: Federação de surdos e Entidades. Foto de Katia Cristina.

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), decretado no dia 24 de abril de 2002, passou ser comemorado no Brasil, a partir desta data. A Libras é uma língua, de sinais, gestos e expressões, usada como meio de comunicação pela comunidade surda (pessoas com deficiência auditiva, familiares, professores, intérpretes, entre outros). A comunicação em Libras, além mímica e alfabeto definido, existem estruturas linguísticas e gramaticais, não sendo uma língua universal. Cada país possui sua própria língua de sinais e variações linguísticas.

O alfabeto manual em Libras (letras do alfabeto em português), é utilizado somente para palavras que não tenham um sinal representativo (nomes próprios: pessoas e lugares ou de objetos). Segundo Brito (1995, p. 36 – 41), a estrutura da Língua Brasileira de Sinais é constituída de parâmetros primários (configurações das mãos, ponto de articulação e movimento) e secundários (disposição das mãos, orientação da palma das mãos, região de contato e expressões faciais).

Fig. 2: a esquerda (Atletas Surdos) - Laryssa e Daniel Altoé. Foto a direita: Extraído da internet sem autor.

Os surdos ou pessoas com deficiência auditiva, como qualquer ser humano, criam meios de ser e estar em sociedade, necessitando de constante contato com outros surdos, por uma questão identificação cultural. Existem pessoas surdas oralizadas, alguns utilizam aparelhos ou implante coclear, fazem leitura labial e verbalizam. São organizados social e politicamente, possuído algumas características de conformidades.

Politicamente podem escolher por comunicar através da Libras, convivência entre si e não interesse em oralizar. Surdos que não aprenderam nem o Português, nem Libras, não inseridas na comunidade ouvinte nem na surda, comunicando por mímicas. Pessoas surdas, influenciadas pelo ouvinte, com interesse em oralizar, ler e escrever, não se integrando a comunidade surda. Há surdos que se adaptaram a comunidade ouvinte e comunidade surda, comunicando através da Libras e o oral.

Fig. 3: a esquerda (Atletas Surdas) - FDSES - Foto da Federação de Surdos do Espirito Santo. Foto a direita: Atleta Surda - Laryssa.

Em Vitória Espírito Santo (ES), existe a Associação de Integração dos Surdos de Vitória (Asurvi), que em conjunto com o governador do Estado, lançaram um dispositivo digita (22/11/2021) a Central de Intermediação em Libras (CIL-ES). Um avanço para a inclusão social, pois é serviço de tradução conjunta que facilita a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por videochamada. Há também a Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Espírito Santo - FDSES, que promove a prática do desporto de participação, rendimento, educacional, lazer e amadorista, em todos os níveis, em todo o território do ES.

Fonte:
https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4121BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Linguística e Filologia, 1995.




Comentários

Postagens mais visitadas