Leandro Henrique Corrêa e o amor pelo Atletismo Paralímpico
Leandro Henrique Corrêa e o amor pelo Atletismo Paralímpico
![]() |
Fonte: Fotos Arquivo FIEL e Leandro Corrêa. |
Leandro Henrique Corrêa, Treinador de Atletismo e Educação Física Pessoal, também atleta, é responsável pelo Atletismo Paralímpico no Clube de Atletismo do Espírito Santo (CAES). Além de treinador olímpico e paralímpico, trabalha em consultoria de corrida de rua. Nascido em 31 de março de 1985, estudou na Escola Maria Ortiz. Começou no atletismo aos 9 anos, participando do projeto social do Atletismo Esportivo, idealizado pelo professor Luiz Cláudio (hoje Programa de Inclusão). Cresceu no bairro Moscoso, em Vitória-ES, onde trabalha voluntariamente em ações sociais desde a adolescência. Em 2005 conheceu o Paratletismo, passando pela experiência de orientar um atleta cego – Daniel Mendes, a convite do Professor Luiz Cláudio. Através do projeto, Leandro teve a oportunidade de fazer o curso superior, formou-se no curso de Educação Física em 2009.
LEANDRO CORRÊA COMO ATLETA GUIA
TRAJETÓRIAS NA VIDA DE LEANDRO HENRIQUE CORRÊA:
Fonte:
Leandro Henrique Correa, como atleta guia, teve a oportunidade de passar por experiências gratificantes, que envolveram muita responsabilidade e dedicação. Sua vida mudou completamente depois de experimentar o Paratletismo, quando aprendeu a orientar um atleta cego (Daniel Mendes), pela primeira vez nos treinos, começando a ver a vida com outros olhos. Daniel Mendes é atleta paralímpico capixaba e tem resultados importantes no atletismo a nível mundial (Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023; Campeonato do Mundo Dubai 2019; Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; Jogos Paralímpicos Rio 2016; Mundial de Doha 2015; Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015; Copa do Mundo Lyon 2013; Jogos Paralímpicos Londres 2012; Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011; Copa do Mundo na Nova Zelândia em 2011). O Paratletismo, também conhecido como Atletismo Paralímpico, é um esporte adaptado para atletas com deficiência, seja física, visual ou intelectual.
Leandro foi o primeiro a guiar em competições oficiais, a Campeã Mundial Renata Bazone (Atleta de Baixa Visão) nos Jogos Paralímpicos de Atletismo em 2011. Depois de guiar Daniel e Renata, guiou outros atletas capixabas em treinos e competições estaduais, nacionais e internacionais. Entre esses atletas podemos citar alguns como: João Alves dos Santos, Sinvaldo Pereira da Silva, Luciano Lopes Cardoso, Ernesto Epifânio Mendonça, Marcos Cruz Santos, Diego Sofiate Castelari, Daniele Jesus Dos Santos, Adriele Helmer De Souza e Lorraine Gomes De Aguiar. O guia desempenha um papel bonito na vida de um atleta com deficiência visual ou necessidades especiais (deficiência intelectual). Ser guia é como emprestar os olhos ao atleta; orientá-lo em competições ou treinos, com segurança, orientação, antecipando obstáculos e tomando decisões rápidas, para garantir ao atleta um percurso seguro. É uma escolha que requer não só habilidades atléticas, mas também empatia e amor ao próximo, sendo uma das virtudes de Leandro.
TREINADOR DE ATLETISMO PARALÍMPICO E OLÍMPICO
PROJETOS SOCIAIS/ PROGRAMA DE INCLUSÃO
Leandro Henrique Correa foi Treinador Paralímpico da ACPD (Associação Capixaba Paralímpica de Desporto) Esportiva e da Liga Atlética Colegiada do Espírito Santo - LACES, onde participou ativamente da preparação de diversos atletas a nível regional, estadual, nacional e mundial. Durante o período em que trabalhou nessas entidades, foi responsável pela conquista de 18 títulos Paralímpicos Brasileiros no Atletismo. Atualmente responsável pelo Atletismo Paralímpico no CAES, desde 2020, desenvolvendo cada vez mais o Atletismo Paralímpico no Espírito Santo, ou seja, plantando e colhendo alguns frutos! Alcançou grandes conquistas, como a participação do seu atleta Wendel Sabino Xavier, no maior evento escolar do mundo (Gymnasiade 2024). A participação de 6 atletas capixabas no Gymnasiade de 2024, realizada no Bahrein (Oriente Médio), representou uma grande conquista e grandes avanços no atletismo capixaba. Estes atletas iniciaram no Esporte através de Projetos Sociais Desportivos.
O Gymnasiade, também conhecido como Jogos Escolares Mundiais, é um evento multidesportivo internacional, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) para estudantes-atletas. É um dos maiores eventos desportivos escolares do mundo, reunindo jovens de diferentes países. O Espírito Santo tem grandes talentos! São crianças, adolescentes e jovens que podem ser grandes atletas mundiais, sem precisar migrar para outros estados. Para Leandro, o esporte evoluiu muito dentro do Espírito Santo (ES), e o que falta é divulgação. Muitos atletas, quando começam a alcançar grandes resultados, a maioria acaba indo para outros estados, para representar o Brasil em clubes com estruturas maiores em todos os âmbitos. O CAES surgiu com a intenção de moldar essa realidade. Hoje o ES tem grandes profissionais, uma boa estrutura de base, atletas que têm potencial para serem os melhores do mundo, sem precisar sair do estado.
Leandro testemunhou a fase difícil do atletismo, onde os recursos eram mais difíceis de praticar a modalidade. As experiências vividas no Desporto, através da escola da vida, foi o que deu bagagem e força para seguir o caminho. É constantemente convocado como treinador de seleção pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é membro da comissão técnica das delegações capixabas em eventos paralímpicos estaduais, nacionais e internacionais. A vida como treinador paralímpico e olímpico de atletismo, em projetos sociais, permitiu-lhe conhecer o mundo das pessoas com deficiência e o mundo das pessoas em situação mais vulnerável. Isso possibilita que ele tenha empatia, paciência, dedicação, humildade e perseverança. Para Leandro: "Cada luta é uma vitória, uma história para contar... E ainda temos muito para conquistar"... Alegria maior, um sorriso de gratidão de retorno de um atleta que supera todos os dias! Como diz Leandro Corrêa: Comece onde está, use o que tem e faça o que puder.
PROJETOS SOCIAIS/ PROGRAMA DE INCLUSÃO
Projetos Sociais Esportivos em parceria com órgãos públicos são fundamentais para a construção de uma sociedade melhor. A prática do esporte, além de promover a saúde física e mental, atua como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento pessoal e integral, transformação da comunidade, prevenção de situações de risco como violência e uso de drogas, educação e cidadania. Parcerias com órgãos públicos e privados, podem disponibilizar recursos financeiros, leis de incentivo à prática esportiva, equipamentos, espaços adequados para a prática esportiva e sustentabilidade. Projetos sociais esportivos em parceria com órgãos públicos são investimentos valiosos para o desenvolvimento social, contribuindo para a construção de um futuro melhor para todos.
Foi através de projetos sociais que Leandro teve a oportunidade de conhecer o Esporte, de ter sua vida transformada, oportunidade de escolher, de conhecer o mundo e vivenciar a inclusão. São estas oportunidades que movem Leandro a partilhar com os outros, para que tenham as mesmas oportunidades. Muitos atletas passaram pela orientação de Leandro Corrêa, sendo um aprendizado mútuo entre treinador e atleta. Entre esses atletas que iniciaram suas vidas esportivas no projeto, promessas futuras do Espírito Santo, entre elas podemos citar: Rennan Patrick Tiburcio Nascimento, Érica Glicerio Da Silva, Marcielly Netto, Carlos Daniel Martins Da Paixão, Adriele Helmer De Souza, Daniel Josias Muniz Dos Santos, Lucas Otacílio Ferreira Dos Santos, Nicolas Fortunato Oliveira e Wendel Sabino Xavier. Seja o Esporte Paralímpico ou Olímpico, os projetos sociais são fundamentais, juntamente com as políticas públicas, para fomentar futuros cidadãos dedicados ao Esporte, à Saúde e a um Mundo Melhor.
O Fórum de Inclusão do Esporte e Lazer FIEL, é uma iniciativa sediada em Vitória, no Espírito Santo, dedicada a promover a inclusão social por meio do esporte e do lazer. Tem como principal objetivo desenvolver coletivamente estratégias que apoiem políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com necessidades específicas, especialmente no contexto esportivo e recreativo. Leandro Henrique Correa faz parte dessa iniciativa e continua promovendo a inclusão social por meio de projetos esportivos, localizados hoje no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os projetos funcionam na Pista de Atletismo da UFES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), denominada "Escola de Esportes PMV" e Clube de Atletismo do Espírito Santo CAES. Atende crianças e adolescentes, de 6 a 12 anos, turmas especializadas (a partir dos 13 anos) e classe de alto rendimento (CAES).
![]() |
Fonte: Fotos Arquivo FIEL e Leandro Corrêa. |
ASSESSORIAESPORTIVA
Outro fator interessante foi a vivência em assessorias esportivas, na qual fez parte por muitos anos da Maximize. Em nova parceria com O2FIT, a corrida sempre fez parte de sua vida e seu foco em acessórias está em: Avaliação de Corrida – Análise de postura, pisada e eficiência biomecânica; Personal Running – Treinos individualizados para correção técnica e melhora do desempenho; Planilhas Online (Treinos estruturados - iniciação a provas longas).
RESULTADOS COMO ATLETA:
Como Atleta Leandro alcançou algumas marcas em participações nas provas de Atletismo:
Como Atleta Leandro alcançou algumas marcas em participações nas provas de Atletismo:
- Marca: 11.66 - 100 metros - 1º Torneio Aberto de Atletismo Clã Delfos - 14/03/2009 - Belo Horizonte.
- Marca: 00:51.50 - 400 metros - 1º Torneio Aberto de Atletismo Clã Delfos - 14/03/2009 - Belo Horizonte.
- Marca: 00:52.4 - 400 metros – CM - Campeonato Capixaba CAIXA de Atletismo Adulto - 19/12/2015 - IFES.
- Marca: 1,75 - Salto em Altura - IV Campeonato Capixaba de Atletismo Sub-23 - 05/08/2007 - Realizado na pista do CEFET/ES.
- Marca: 6,03 - Salto em Distância - IV Campeonato Capixaba de Atletismo Sub-23 - 05/08/2007 - Realizado na pista do CEFET/ES.
- Marca: 13,18 - Salto Triplo - Olimpíadas Universitárias 2007 - 13/06/2007 - Santa Catarina.
- Marca: 00:43.35 - Revezamento 4x100 metros - Olimpíadas Universitárias 2007 - 13/06/200 - Santa Catarina.
- Em 2005 conheceu o Paratletismo, passando pela experiência de guiar um atleta cego – Daniel Mendes, a convite do Professor Luiz Cláudio.
- Em 2011, primeiro a guiar em competições oficiais, a Campeã Mundial Renata Bazone (Atleta Baixa Visão) em Jogos Paralímpicos de Atletismo. Acompanhou os paratletas capixabas no Circuito Loterias Caixa Paralímpico 2012.
- Participou como voluntário na delegação de Seletiva Regional Centro-Leste 2013 – Atletismo.
- Técnico Esportivo Paralímpico - Area 1 (ED. 007/14); Processo nº. 3574501/14 – SEMESP. Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de profissionais para as funções de Técnico Esportivo - Área De Esportes Paralímpico 1: Atletismo, Técnico Esportivo.
- Técnico da delegação do Espírito Santo no Jogos Escolares 2015 em Natal, no Rio Grande do Norte.
- Fez parte da delegação do Espírito Santo nas Paralimpíadas Escolares 2016 – Centro Paralímpico - São Paulo. Foram 42 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas pelos paratletas capixabas que fizeram história.
- Técnico da delegação, Equipe Paralímpica Escolar Capixaba, nos Jogos Escolares Paraolímpico e os atletas conquistam 40 medalhas nas Paralimpíadas - 2017. Técnico da delegação capixaba e guia de atleta no Circuito Circuito Loterias Caixa - São Paulo 2017.
- Participação como técnico da delegação capixaba no: Circuito Regional Paralímpico das Loterias Caixa Rio/Sul - Porto Alegre 2018. Circuito Regional Paralímpico das Loterias Caixa Rio/Sul - Curitiba 2019.
- Apoio Técnico de delegação e Guia, Circuito Regional Paralímpico das Loterias Caixa Rio/Sul – Espírito Santo 2020 – Tornou-se responsável pelo Atletismo Paralímpico do Clube de Atletismo do Espírito Santo (CAES). Guiou a atleta Lorraine Gomes de Aguiar – Meeting Paraolímpico Loterias Caixa em São Paulo 2021.
- Convidado a participar da Semana de Treinamento Sub23 - Velocidade, em 29 de maio a 07 de junho de 2022, em São Paulo/SP, no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) - Foi responsável Pela Delegação do CAES no Meeting De Atletismo São Paulo 2022 (01/12 a 03/12/2022).
- Responsável Pela Delegação do CAES, no Meeting De Atletismo - Rio De Janeiro 2023 (12/08/2023 a 12/08/2023) - Participou da delegação Capixaba - Paralimpíadas Escolares 2023 - 1ª Fase Nacional De Atletismo Circuito Loterias Caixa 2023 (24/03 a 26/03/2023). Meeting De Atletismo - Rio De Janeiro 2023 (12/08 a 12/08/2023).
- Responsável da Delegação: 1ª Fase Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2024 (14/03 a 17/03/2024) - 2ª Fase Nacional Circuito Loterias Caixa de Atletismo 2024 (08/06/2024 - 09/06/2424) - Campeonato Brasileiro Loterias Caixa De Atletismo 2024 - Meeting Do Rio De Janeiro 2024 (10/05 a 11/05/2024).
- Técnico da delegação do Espírito Santo, acompanhando os atletas capixabas no maior evento internacional escolar, Gymnasiade (Olimpíada Internacional do Desporto Escolar) 2024, realizada no Bahrein, Oriente Médio. Participação do seu atleta Wendel Sabino Xavier, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Vellozo (Vila Velha- ES). Participou da delegação na Fase Nacional das Paraolimpíadas Escolares (26 a 29/11/2024), São Paulo, onde os atletas capixabas conquistaram 146 medalhas.
- Responsável Pela Delegação, 1ª Fase Nacional De Atletismo Circuito Loterias Caixa 2025 (24/05/2025 A 25/05/2025), São Paulo. Novos desafios: Assessoria com parceria com Dr. Nilo Lemos, união de O2FIT e CAES, unidos pelo Esporte e Inclusão.
![]() |
Fonte: Fotos Arquivo FIEL e Leandro Corrêa. |
Fonte:
https://cbat.org.br/atletas/33841/leandro-henrique-correa
https://podcasts.apple.com/us/podcast/50-atletas-do-es-treinam-para-olimp%C3%ADadas-e-paraolimp%C3%ADadas/id1490694906?i=1000570932154
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/estudantes-capixabas-vao-representar-o-estado-no-mundial-escolar-gymnasiade
https://www.es.gov.br/Noticia/estudantes-capixabas-vao-representar-o-estado-no-mundial-escolar-gymnasiade
https://arquivos.vitoria.es.gov.br/api/v1/files/pssdev/aa07f6b0cc16aca3474c364890078fe006605192.pdf
https://www.instagram.com/p/DEf0vyPxHza/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/DDxaV39v83D/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/DEn_H3-x1eY/
https://www.instagram.com/treinador.leandrocorrea/
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/espirito-santo-conquista-146-medalhas-nas-paralimpiadas-escolares-e-bate-recorde
https://www.facebook.com/photo/?fbid=6767779576615421&set=a.104081562985289
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=250863164973794&set=pb.100001503376298.-2207520000&type=3
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=172033726190072&set=pb.100001503376298.-2207520000&type=3
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=240949315965179&set=pb.100001503376298.-2207520000&type=3
https://www.folhavitoria.com.br/esportes/seis-promessas-do-esporte-capixaba-estao-na-maior-competicao-escolar-do-mundo/
FIEP REGIONAL ESPIRITO SANTO: Leandro Henrique Corrêa
https://www.instagram.com/treinador.leandrocorrea/
https://www.olimpiadatododia.com.br/paralimpiada-todo-dia/258396-atleta-guia-importancia-atletismo-paralimpico/
https://cpb.org.br/atletas/daniel-mendes-da-silva/
https://www.youtube.com/watch?v=HVi4SNChMvg
https://www.politize.com.br/esporte-nas-politicas-publicas/
https://www.efdeportes.com/efd162/esporte-como-politica-publica-no-brasil.htm
https://podcasts.apple.com/us/podcast/50-atletas-do-es-treinam-para-olimp%C3%ADadas-e-paraolimp%C3%ADadas/id1490694906?i=1000570932154
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/estudantes-capixabas-vao-representar-o-estado-no-mundial-escolar-gymnasiade
https://www.es.gov.br/Noticia/estudantes-capixabas-vao-representar-o-estado-no-mundial-escolar-gymnasiade
https://arquivos.vitoria.es.gov.br/api/v1/files/pssdev/aa07f6b0cc16aca3474c364890078fe006605192.pdf
https://www.instagram.com/p/DEf0vyPxHza/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/DDxaV39v83D/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/DEn_H3-x1eY/
https://www.instagram.com/treinador.leandrocorrea/
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/espirito-santo-conquista-146-medalhas-nas-paralimpiadas-escolares-e-bate-recorde
https://www.facebook.com/photo/?fbid=6767779576615421&set=a.104081562985289
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=250863164973794&set=pb.100001503376298.-2207520000&type=3
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=172033726190072&set=pb.100001503376298.-2207520000&type=3
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=240949315965179&set=pb.100001503376298.-2207520000&type=3
https://www.folhavitoria.com.br/esportes/seis-promessas-do-esporte-capixaba-estao-na-maior-competicao-escolar-do-mundo/
FIEP REGIONAL ESPIRITO SANTO: Leandro Henrique Corrêa
https://www.instagram.com/treinador.leandrocorrea/
https://www.olimpiadatododia.com.br/paralimpiada-todo-dia/258396-atleta-guia-importancia-atletismo-paralimpico/
https://cpb.org.br/atletas/daniel-mendes-da-silva/
https://www.youtube.com/watch?v=HVi4SNChMvg
https://www.politize.com.br/esporte-nas-politicas-publicas/
https://www.efdeportes.com/efd162/esporte-como-politica-publica-no-brasil.htm
Comentários
Postar um comentário