Outubro Rosa

Foto: Fonte FIEL.

Ouvir Áudio 🔉:

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha anual que acontece no mês de outubro, dedicada à conscientização sobre o câncer de mama. Oficialmente, 19 de outubro é o Dia Mundial do Câncer de Mama. O principal objetivo é aumentar a conscientização sobre a doença, promover a importância do diagnóstico precoce e incentivar os exames de mamografia. A campanha também busca oferecer apoio emocional e informativo às pessoas afetadas pelo câncer de mama.

Durante este mês, diversos eventos, ações e atividades são realizados ao redor do mundo para promover a saúde da mulher, incluindo palestras, caminhadas e iluminação de monumentos públicos na cor rosa, que simboliza a luta contra essa doença. O Outubro Rosa tem um grande impacto na avaliação e discussão da saúde da mulher, ajudando a desmistificar o câncer da mama e a incentivar mais mulheres a cuidarem-se.

Estudos apontam que o câncer de mama é de grande incidência entre as mulheres do Brasil (mais de 73 mil) e do mundo (mais de 2,2 milhões). O câncer, conhecido como cancro ou neoplasia, é uma proliferação anormal de células, na qual crescem, envelhecem, morrem e são substituídas para formar novas células (ciclo de vida). Quando este processo de ciclo de vida ocorre mal, em que as células velhas não morrem e novas células são formadas, este conjunto configura tumores, podem ser benignos ou malignos. Os tumores benignos não são câncer, somente os malignos são câncer, podendo espalhar para outras partes do corpo.

É importante entender que o câncer de mama não é apenas uma doença no órgão, mas uma doença sistêmica. A remoção do tumor não é mais a etapa fundamental do tratamento, e outros métodos como quimioterapia, radioterapia e bloqueadores hormonais são adicionados. Tratamentos que resultaram, ao longo dos anos, em avanços e na sobrevivência da pessoa afetada pelo cancro.

O cancro da mama afeta não só as mulheres, mas também os homens. Mulheres que passam pela perda da mamã ou do cabelo (tratamento de quimioterapia), acompanhadas pelos estigmas da doença, são frequentemente expostas ao descrédito da sociedade. Após a descoberta da doença, durante o tratamento, ocorrem efeitos destrutivos na saúde física e psicológica, influenciando a qualidade de vida dos pacientes.

Mulheres com cancro, muitas vezes têm adquirem sentimentos de abandono, medo, tristeza, aflição, desespero e ansiedade. Em relação aos sintomas físicos, elas têm muito cansaço. Quando ocorre a extração da mãe, a modificação e percepção do próprio corpo, apresentam maiores dificuldades de aceitação, sentindo-se fisicamente deformada e constrangida e muitas perdem os parceiros.

A depressão é algo muito frequente no período de tratamento, passam por extrema angústia e medo, de recorrência da doença devido à incerteza dos resultados positivos do tratamento. O acolhimento e empatia são requisitos fundamentais, o melhor remédio para a aceitação do tratamento, recuperação da saúde e cura da doença.


Fonte de texto:https://www.ligacontracancro.pt/o-que-e-o-cancro/
https://www.scielosp.org/article/csc/2024.v29n6/e11002023/
https://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-cancer/12/1/



Comentários

Postagens mais visitadas