Atletismo umas das principais modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024


Atletismo - Jogos Paralímpicos de Paris 2024 (Atletas Capixabas representam o Brasil)

Ouvir Áudio 🔉:

Imagens dos atletas Marcos Vinicius, Lorraine Aguiar e Fernando Martins. Fonte imagens: ES Fala, TC online e KOBE2024/Kazuyuk (Links no final da postagem).


Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começaram hoje, 28 de agosto e vão até 8 de setembro. O atletismo é uma das principais modalidades desses jogos, com atletas de diferentes tipos de deficiências. A modalidade atletismo nos Jogos Paralímpicos incluem: Corridas de Pista (diferentes distâncias), Saltos (distância e com vara), Lançamentos (dardo, disco e peso) e Maratona. Os atletas são classificados de acordo com suas habilidades e classes específicas, assegurando uma competição justa.

O Brasil levou a maior equipe do atletismo neste Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Estão participando 71 atletas, 18 atletas-guia, nesta modalidade. Um número recorde no atletismo brasileiro em Jogos Paralímpicos. E dentre estes atletas convocados nesta modalidade (atletismo), 3 são do estado do Espírito Santo. Os 3 atletas da modalidade atletismo, representando o Espírito Santo, são:

Marcos Vinícius de Oliveira: Nasceu em Jaguaré - Espírito Santo. Deficiente visual (ceratocone e retinose pigmentar). Conheceu o esporte paralímpico (atletismo e goalball) em uma instituição para cegos no Espírito Santo, que faz parte do Programa Inclusão. Em 2010 representou o estado nas Paraolimpíadas Escolares. Participa na classe T12 em provas de 100m e 400 metros rasos, onde tem melhores resultados.Lorraine Gomes Aguiar: Nasceu em Vitória, Espírito Santo. Conheceu o esporte paralímpico (atletismo e goalball) em uma instituição para cegos em Vitória, Espírito Santo. Participa na classe T12 e em provas de 100m, 200 e 400 metros rasos. É deficiente visual e teve um câncer raro, afetando retina (remoção do globo ocular esquerdo).Fernando Martins Júnior: Nasceu em Vitória, Espírito Santo. É atleta guia há mais de dez anos, e atualmente, guia a atleta Lorraine Aguiar. É a segunda vez que guia nas Paralimpíadas. Sua primeira participação foi nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, com a atleta também baixa visão Renata Bazone. Fernando alcançou importantes resultados junto aos atletas, mas o mais importante é a função que realiza, de ser os olhos do outro. O papel do atleta guia é fundamental, onde a percepção e a orientação no espaço, são essenciais para a performance e a segurança do atleta com deficiência.

Os três atletas fazem parte do Programa de Inclusão, representam um grande exemplo de superação e determinação. Projetos, trabalhos sociais e programas inclusivos são fundamentais para a transformação de uma sociedade para um mundo melhor. São ferramentas para mudanças sociais e promover oportunidades esportivas mais inclusivas às pessoas com deficiência e pessoas mais vulneráveis. Através de oportunidades como essas que estes três atletas estão realizando seus sonhos e empoderamentos.

O Fórum de Inclusão Esporte lazer – FIEL; através de seu representante Luiz Cláudio, vem lutando o bom combate em prol da inclusão e abrindo caminhos para que oportunidades como essa sejam sempre constantes. Estamos felizes e gratos pelas vidas destes atletas, da causa inclusão e de seguir o caminho em busca de um mundo melhor. Desejamos boa sorte aos atletas!

Fonte de Texto:
https://paratletismo.blogspot.com/2014/
https://olympics.com/pt/paris-2024/os-jogos/jogos-olimpicos-paralimpicos/jogos-paralimpicos
https://cpb.org.br/noticias/selecao-brasileira-de-atletismo-chega-a-franca-com-recorde-de-competidores-em-jogos-paralimpicos/
https://ge.globo.com/paralimpiadas/noticia/2024/08/27/paralimpiadas-2024-entenda-as-classes-de-cada-modalidade.ghtml
https://www.folhavitoria.com.br/esportes/noticia/05/2024/capixaba-lorraine-aguiar-e-medalhista-de-prata-no-mundial-de-atletismo
https://tconline.com.br/um-sonho-realizado-jaguarense-estreia-nesta-sexta-nos-jogos-paralimpicos-de-paris/






Comentários

Postagens mais visitadas