Eventos Inclusivos 2024 - Mês de Junho

Eventos Inclusivos - junho 2024

Professores Evandro Telles e Luiz Cláudio junto ao banner do Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos Caixa 2024. Em São Paulo.
Fig. 1: Professores Evandro Telles e Luiz CláudioFonte: Luiz Cláudio.

Em Vitória, Espírito Santo, as entidades envolvidas com a causa da pessoa com deficiência e a prática esportiva adaptada, vem se esforçando para o crescimento da inclusão da pessoa com deficiência no Esporte, cada vez mais! A Equipe Feminina de Futsal de Surdos Capixabas, participaram pela primeira vez, em um evento fora do Estado do Espírito Santo e conquistaram o 3º lugar, no Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos Caixa 2024 (30/05 a 02/06/2024). O Fórum de Inclusão Esporte e Lazer ficou muito feliz com esta conquista da Federação de Desportos de Surdos do Espírito Santo (FDSES). As atletas se dedicam todos os finais de semana aos treinos em eventos de Futsal a nível nacional com qualidade e conquistam títulos.

Poster com Treinador do Futsal Feminino, Evandro Telles, com o  a taça de 3º lugar  no Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos Caixa 2024. Ao lado as atletas capixabas do Futsal Feminino de Surdos, na quadra de  futsal em São Paulo em fila  a frente da   bandeira da FDSES.
Fig. 2: Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos Caixa 2024 - atletas da FDSES. Fonte: Evandro Telles.

Os atletas Valdecir Nogueira com troféu  (2º Lugar) no pódio e Paulo César com troféu  (1º Lugar) no pódio,  na Corrida Histórica da EAMES 2024.
Fig. 3: A esquerda Atleta Valdecir. A direita Atletas Valdecir e Paulo Cesar no pódio. Fonte: Valdecir.

No atletismo, os atletas Valdecir Nogueira (2º Lugar) e Paulo César (1º Lugar), participaram da V  Corrida Histórica da EAMES 2024 (02 de junho) e conquistaram o pódio.

Poster com a Equipe Basquete em Cadeira de Rodas Capixaba, em fila e aos fundos uma linda pintura na parede, de uma mulher fazendo uma panela de barro, a  famosa Pedra Azul de Domingos Martins e a 3ª ponte de Vila Velha em cores vibrantes, nas cores rosa,  azul, amarelo e laranja.
Fig. 4: Equipe Basquete em Cadeira de Rodas Capixaba - 2024. Fonte: Renato Barcelos.

O time capixaba de basquete em cadeira de rodas do Irefes - Sesport, que participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas Masculino, entre os dias 10 a 16 de junho, em São Paulo-SP. Dando seguimento ao Projeto "Eventos Inclusivos", o professor Luiz Cláudio, prestigiou o "Dia Mundial do Meio Ambiente". O evento tem como objetivo uma reflexão sobre a importância de se cuidar do planeta e angariar fundos para ajudar à Associação dos Funcionários da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (AFFOSPA).

Professor Luiz Claudio  na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP,  temporada 2024 em homenagem
Fig. 5: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP/ Temporada 2024.
Dia mundial do Meio Ambiente. Fonte: Luiz Cláudio.

Poster com Professor Luiz Claudio e os atletas paralímpicos capixabas, na pista de atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Fig. 6: 2ª Fase Nacional Circuito Loterias Caixa De Atletismo 2024. Fonte: Luiz Cláudio.

Nos dias 07 (sete) a 09 (nove)  de junho de 2024, aconteceu a Segunda Fase Nacional Circuito Loterias Caixa de Atletismo 2024, em são Paulo e contou com a participação dos atletas capixabas: Edson Ribeiro, Marcos Cruz e o guia Nicolas Carvalho, Ivanilson Ramos, Daniele Jesus, Marcos Vinícius, Alexsander Salles, Wendel Sabino, Lucas Otacílio, Thairon Bazone, Nicolas Fortunato, Lorraine Gomes, Ferrando Martins e os professores Leandro Correa, Luiz Cláudio, Ernesto Epifânio e Thiago De Castro.

Poster com atletas paralímpicos capixabas, na Pista de Atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Fig. 7: imagem 1- 2ª Fase Nacional 2024. A direita superior atleta Edson; abaixo, atletas: Marcos Cruz e o guia Nicolas; Thairon e Daniele. Fonte: Luiz Cláudio.

No dia 8 de junho aconteceu o 3º Campeonato Capixaba Indoor de Tiro com Arco 2024. Uma oportunidade para quem está iniciando a modalidade Tiro com Arco Adaptado! No Espírito Santo a modalidade é gerida pela Federação Capixaba de Tiro com Arco. No Brasil quem representa o Tiro com Arco é a Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTA​RCO) e​ a nível internacional​ a World Archery (Federação Mundial de Tiro com Arco).

Atletas capixabas em cadeira de rodas participando do Campeonato Capixaba Indoor de Tiro com Arco 2024, na UFES de Vitória - ES.
Fig. 8: 3º Campeonato Capixaba Indoor de Tiro com Arco 2024. Fonte: Helba Borges.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Tiro com Arco Paralímpico, os atletas são divididos em três grupos de classes. Os atletas são diferenciados pelas capacidades de ficar em pé ou de locomoção (braços e tronco). Classificados em W1 e W2: com deficiências graves, 3 ou 4 membros (braços e pernas). OPEN (Arco Recurvo e Composto): com deficiência em um membro (superior ou inferior) ou dois membros (inferiores ou superior e inferior do mesmo lado). V1, V2 e V3: com deficiência visual.

Atleta capixaba Helba Borges do Tiro com Arco com camisa preta  com escrita, Espiral Engenharia
Fig. 9: Atleta Helba A. Borges. Fonte: Helba. 

Quer seja no futebol, futsal, atletismo, VAA (Canoa havaiana), tiro com arco, basquete em cadeira de rodas, goalball ou qualquer outra modalidade, ter o envolvimento das entidades na causa da inclusão da pessoa com deficiência ao Esporte, nos remete alegria. A pratica esportiva promove um bem está muito grande e melhor qualidade de vida, independente da condição da pessoa. O Fórum de Inclusão Esporte e lazer – FIEL, fica feliz na possibilidade que trás na vida de cada um de transformação!

Atletas do Projeto Quem Luta não briga dentro de um ônibus em passeio, na semana do meio ambiente.
Fonte: Clério Monteiro. Atletas de luta Esportiva.

Atletas Lorraine de Aguiar e seu guia Fernando M. Junior na pista de atletismo.
Fonte: Luiz Cláudio - Atletas Lorraine de Aguiar e seu guia Fernando M. Junior na pista de atletismo.

Atletas Capixabas na Pista de atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo.
Fonte: Luiz Cláudio. Atletas Capixabas na Pista de atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo.

Atletas Capixaba da modalidade Canoa Havaiana.
Fonte: Arthur Pessanha. Atletas Paralímpicos Capixabas da Canoa Havaiana VAA. 

Fonte: https://esbrasil.com.br/capixabas-participam-brasileiro-futsal-surdos-sp/
https://www.youtube.com/watch?v=hPJtPZ0Gf7Q
https://cpb.org.br/modalidades/tiro-com-arco/
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/time-capixaba-disputa-campeonato-brasileiro-de-basquete-em-cadeira-de-rodas
https://osesp.art.br/osesp/pt/concerto/101


Logomarcas das instituições Parceiras: Águia Branca, Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo – FDSES, Dr. Nilo Lemos – Ortopedista, Goes Ortopedia e traumatologia, Grupo Espiral Engenharia e Clube Capixaba de Atletismo no Espírito Santo – CAES.



Comentários

Mensagens populares