Atleta Helba Aparecida Borges, uma trajetória no Esporte Adaptado!

ATLETA HELBA APARECIDA BORGES UMA TRAJETÓRIA NO ESPORTE ADAPTADO  "O FUTURO ESTA NO PRESENTE"

Ouvir Áudio 🔉:
Fig. 1: Helba Aparecida Borges. Fonte: World Archery.

Uma história de superação e uma lição de vida: A atleta capixaba paralímpica, Helba Aparecida Borges, que possui monoplegia (paralisia) em membro inferior esquerdo, devido sequelas de poliomielite na infância. A deficiência adquirida na vida Helba, veio se tornar uma oportunidade de conhecer o esporte adaptado e passar por várias experiências e vivências! É graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo - (UFES), em Biblioteconomia. Tem experiências nas áreas de bibliotecas públicas, escolares e participação em projetos sociais.

Fig. 2: Foto 1. Helba na biblioteca do Instituto Luiz Braille de Vitoria; fotos 2 e 3, evento esportivo; foto 4 -  1º Congresso Inclusão no Esporte do Programa de Inclusão. Fonte: arquivo FIEL. 

Helba, Iniciou no esporte em 1987, no Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo - CREFES. Sua primeira prática esportiva foi no basquete em cadeira de rodas. Nesta época o CREFES, dava apoio às pessoas com deficiência cadastrada na instituição, possibilitando a oportunidade de conhecer o esporte adaptado. Era um meio de entretenimento e terapia ocupacional, para as pessoas se aceitarem e se sentissem incluídas. Na época os praticantes das atividades esportivas adaptadas, eram bem debilitadas fisicamente, e não tinham recursos financeiros ou a acessibilidade como hoje. Através destas oportunidades foram surgindo atletas paralímpicos (paratletas). E quando tinha competições, geralmente aconteciam no exército ou Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – CEFAN.

Fig. 3: Foto 1 - homenagem aos Atletas Capixabas, fonte Helba Borges.  Foto 2 e 3, paratletas brasileiros do Basquete sobre Rodas - década de 80.  fonte: Memória Paralímpica.


Em 1989 passou a treinar atletismo (Dardo, Disco e Peso), na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sob a supervisão do professor Luiz Claudio Locatelli Ventura; com a prática da inclusão e o esporte adaptado (atletismo). O professor Luiz Cláudio tem uma técnica diferenciada, mais humana e possibilitou o surgimento de grandes atletas no atletismo, proporcionando empoderamento e transformação de vida a estas pessoas. Neste período o estado do Espírito Santo, ainda não forneciam bolsa atleta. A partir da década de 90, é que a luta da pessoa com deficiência no Esporte Adaptado, começou a evoluir. Com todas as dificuldades, Helba conquistou no atletismo títulos de tetracampeã brasileira no lançamento de disco, tricampeã brasileira no arremesso de peso e bicampeão Parapan-americano na Argentina.
Fig. 4: Foto 1 a esquerda, Helba no arremesso de peso. fonte: Mario Junior F. Corrêa;
Fotos 2, 3, 4, 5 e 6, Helba em treinos de fortalecimentos, fonte: Marcio Geraldo.

Em 2009 Helba ingressou no curso de Biblioteconomia na UFES, onde conheceu um novo mundo e adquiriu conhecimentos e saberes. Se sentiu acolhida, incluída e conheceu na prática a empatia. Sua deficiência era vista como superação para os demais colegas e sentia que as pessoas na universidade eram muito humanas. Os conhecimentos e saberes adquiridos na universidade, levaram Helba, a uma visão mais ampla e direcionamentos para vida de informações utilitárias. Estes conhecimentos se tornaram ferramentas para lapidar uma vida mais digna, igualitária e fazer cumprir as leis de políticas públicas em sua vida e no esporte. Sempre que alguém precisa, partilha estes saberes.

Fig. 5: A esquerda superior, fotos 1e 2 - formatura de Helba. Foto 3 superior, homenagem atletas Capixabas na Assembleia Legislativa de Vitoria, fonte: Fernando Martins.  A esquerda inferior: Helba com colegas da UFES, curso biblioteconomia - 2010 e foto ao lado, Helba na empresa Viação Águia Branca, fonte: Mario Junior F. Corrêa. Fotos na lateral direita - superior  (1) e inferior (3): Helba  no  Programa Inclusão, fonte Arquivo FIEL e foto centro (2) no evento Rio 2016, fonte. Marcio Geraldo.

Em 2012 Helba vínculo se a Federação Capixaba de Tiro com Arco - FCTARCO, passando a praticar a modalidade Tiro com Arco até os dias de hoje. Quando iniciou esta modalidade o material era muito caro, e mesmo assim não desistiu! Mesmo com um material um pouco inferior e dificuldades para treinar devido espaço e logística, a atleta não desistiu e se manteve com persistências e lutas.

Fig. 6: Fotos com Helba em competições em 2012, Recife - PE, fonte: arquivo FCTARCO.


Fig. 7: Biblioteca Escola Izaltina em 2017.
Fonte: Umef Izaltina A. Fernandes.

Em 2017, foi contratada pela Prefeitura Municipal de Vila Velha – PMVV, como bibliotecária nas Unidades Municipais de Ensino Médio e Fundamental: Izaltina de Almeida Fernandes e António De Barcellos, em Vila Velha. Estar entre “livros e crianças”, foi uma experiência muito gratificante e linda para Helba. As crianças das escolas, tinham um carinho com Helba, e nunca olharam de forma diferente! Conciliar trabalho e treinos nesta época, foi como um dia de cada vez.



Fig. 8: Fotos 1 e 2, Biblioteca - Escola Izaltina, fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha. Foto 3 - Helba e o escritor Vercelino João de Oliveira, fonte: Umef Izaltina A. Fernandes. Foto 4, Helba - treino Tiro com Arco - UFES 2022. Fonte: Helba A. Borges.

Em 2018, passou a ser contemplada pelo Programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado do Espírito Santo; possibilitando mais recurso a atleta para investir no Esporte. Os resultados foram surgindo, sempre seguindo o caminho, com persistência. Em 2020, devido à pandemia COVID, o contrato de bibliotecária foi cancelado pela PMVV e mais uma nova etapa surge em vida, passando a cuidar de sua mãe e treinar. Após pandemia em 2021, Helba através do Programa Inclusão de Empregabilidade do Fórum de Inclusão Esporte e Lazer – FIEL; passa a ser contratada por uma das empresas agregadas ao FIEL. Hoje tem a oportunidade de se dedicar mais aos treinos em questão de tempo, família e dar suporte às entidades do FIEL.

Fig. 9: Foto 1, Helba em competição; foto 2 - Campeonato Brasileiro Tiro com Arco (2021),  fonte: arquivo FCTARCO. Foto (3), Campeonato Tiro com Arco - 2015, fonte: Memória Paralímpica.

Helba conquistou no Tiro com Arco vários resultados, dentre eles citamos alguns:
(Ouvir Áudio🔉: )

Fig. 10: Fonte Lifesthyle
Photography - 2015.

  • CAMPEONATO BRASILEIRO PARALÍMPICO 2014 – 1ª Colocada - Round Olímpico categoria Composto Feminino Open (Finais). 
  • 2º lugar - 9º Campeonato Brasileiro Outdoor de Tiro com Arco, Goiânia – Goiás, 02/11/2015. 
  • 4º lugar - Jogos Parapan-Americanos, Toronto, Canadá 2016. 
  • Prata, 11ª Campeonato Brasileiro Paralímpico de Tiro com Arco, Fortaleza - CE 2017. 
  • Bronze, XII Para Campeonato de Tiro com Arco 2018, categoria Composto Feminino Adulto. 
  • 1ª Posição - 6º Campeonato Capixaba Outdoor 2018. 1ª Posição no 3º Campeonato Capixaba Outdoor 2018. 1ª posição Ranking Capixaba Outdoor 2018 (Duplo).

    Fig. 11: Foto 1, a esquerda delegação brasileira de Tiro com Arco - 2015, fonte: helba Borges. Foto 2 - Renata Bazone e Helba, fonte: Mario J. Corrêa. Foto 3 - Seleção Brasileira de Para Tiro com Arco - Parapan Americano de Tiro com Arco 2016.

  • 1ª Posição - Composto Feminino Adulto Paralímpico e 2ª Posição Composto Feminino Adulto (ARW2) - 10ª Etapa do Campeonato Capixaba Outdoor 2019. 
  • 2ª colocação, XV Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco 2021, 05 e 10 de outubro, Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - SP. 
  • 1ª Posição - Campeonato Brasileiro indoor - 4º Etapa - Federação Capixaba de Tiro com Arco, 13/08 e 14/08 de 2022, Composto Feminino Adulto – Paralímpico e 2ª Posição no Composto Feminino Adulto. 
  • 1ª Posição - 7º Campeonato Capixaba de Tiro com Arco Outdoor, Composto Feminino Adulto - Paralímpico ARW2 e Composto feminino Adulto - 29/07/2023 a 30/07/2023.

Fig. 12: Foto1 - Helba em competição (2013), fonte: FCTARCO. Fotos 2, 3 - Helba na Ufes (2023), foto 4 - Helba em treino (2022), 5 e 8, fonte: Helba Borges. Foto 6: Campeonato Brasileiro, fonte: Lifestyle Photography. Foto 7: Helba e Marcio, Ifes Vitória - 2015.

Grata pelas oportunidades! Helba parabeniza a todos que fazem com que o esporte seja adaptado e inclusivo a todos que queiram praticá-lo. Expressa seu agradecimento ao professor Luiz Claudio Locatelli Ventura, idealizador e representante do Programa Inclusão do FIEL. Uma pessoa muito querida, que tem como causa principal a inclusão e tem se dedicado anos e anos de sua vida em prol desta causa. Tem também desenvolvido projetos de empregabilidade, reflorestamento (A Cura da Terra começa em Nós); agregando o meio ambiente e inclusão social.

Fig. 13 : Foto1 - Arqueiras Helba e Luzia, Ufes 2023; foto 2: Reconecta 2023; foto 3 e 4: Festival de Natal Esportivo 2023; foto 5: Helba, com sua mãe e sobrinha, fotos 6 e 7 - em competições; Fonte: Helba Borges. Foto 8: Fonte Fernando Martins.

Fórum de Inclusão, Esporte e Lazer (FIEL), agrega, entidades de auxílio a proteção e a promoção social de maneira direta e indireta, dentre estas ações de acolhimento, atenções para a educação inclusiva, pratica de esporte e atividades inclusivas, meio ambiente e qualidade de vida, reflorestamento, capacitação ao mercado de trabalho e a outros direitos da pessoa humana. O FIEL tem agregado este perfil de acolhimento e ainda necessitamos muito de parcerias sólidas, de uma rede de proteção social que contemple a possibilidade da inclusão do Ser Humano. Agradecida de poder presenciar todas essas conquistas, Helba costuma dizer que o futuro está no presente!

Fonte: https://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2017/11/bibliotecaria-de-vila-velha-ganha-medalha-no-paralimpico-18210
https://www.youtube.com/watch?v=DUEKxtfDUTA
https://issuu.com/revistaredesim/docs/ed109web
https://crb6.org.br/materias/dia-internacional-da-mulher-conheca-bibliotecarias-que-se-destacam-em-minas-gerais-e-no-espirito-santo/
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/contemplada-pelo-bolsa-atleta-disputa-campeonato-estadual-de-tiro-com-arco~
http://repositorio.febab.org.br/files/original/41/4601/BiblioteconomiaSocial.pdf
http://www.fctarco.org.br/campeonato/2020_01_24__10__Etapa_do_Campeonato_Capixaba_Outdoor_2019_10_OUTDOOR.pdf
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/contemplada-pelo-bolsa-atleta-arqueira-helba-aparecida-borges-conquista-medalha-de-bronze-no-xii-para-campeonato-de-tiro-com-arco
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/contemplada-pelo-bolsa-atleta-disputa-campeonato-estadual-de-tiro-com-arco
http://cbtarco.org.br/index.php?pg=prova&idprova=3584&tipo=
http://cbtarco.org.br/?pg=prova&idprova=3921&tipo=
https://crb6.org.br/materias/da-biblioteca-para-o-tiro-com-arco/
https://indd.adobe.com/view/0e47dd19-9663-4cd6-870e-072617bec30b
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2130402257185661&set=gm.1098866903523453
https://www.facebook.com/p/Mem%C3%B3ria-Paral%C3%ADmpica-100057486397846/?paipv=0&eav=AfamuLoJvwx2r4I4trPGw9Qn4gz-x5Ndn00R_L2JnnHXw6zzP2pd_I6M115zkYAmyHo&_rdr
https://www.facebook.com/photo/?fbid=660181442994018&set=pcb.660181566327339
https://www.facebook.com/lifestylephotography.click/photos/a.1660768137528289/1660771320861304/
https://www.facebook.com/photo/?fbid=644480175633623&set=a.340140212734289
https://www.facebook.com/photo?fbid=824166201030125&set=pcb.824167167696695
https://www.facebook.com/photo/?fbid=143778596215853&set=a.143778479549198



Comentários

Postagens mais visitadas