Atleta Helba Aparecida Borges, uma trajetória no Esporte Adaptado!

ATLETA HELBA APARECIDA BORGES UMA TRAJETÓRIA NO ESPORTE ADAPTADO "O FUTURO ESTA NO PRESENTE"

Poster Com Helba Borges lançando flexa no arco.
Fig. 1: Helba Aparecida Borges. Fonte: World Archery.


Helba Borges Uma história de superação e uma lição de vida 

Uma história de superação e uma lição de vida: A atleta capixaba paralímpica, Helba Aparecida Borges, que possui monoplegia (paralisia) em membro inferior esquerdo, devido sequelas de poliomielite na infância. 

A deficiência adquirida na vida Helba, veio se tornar uma oportunidade de conhecer o esporte adaptado e passar por várias experiências e vivências! É graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo - (UFES), em Biblioteconomia. Tem experiências nas áreas de bibliotecas públicas, escolares e participação em projetos sociais.

A esquerda Helba na biblioteca do Instituto Luiz Braille de Vitoria; no centro Helba em evento esportivo; a direita Helba no  1º Congresso Inclusão no Esporte do Programa de Inclusão.
Fig. 2: Helba na biblioteca do Instituto Luiz Braille de Vitoria; no evento esportivo; no  1º Congresso Inclusão no Esporte do Programa de Inclusão. Fonte: arquivo FIEL. 

O inicio no Esporte

Helba, Iniciou no esporte em 1987, no Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo - CREFES. Sua primeira prática esportiva foi no basquete em cadeira de rodas. Nesta época o CREFES, dava apoio às pessoas com deficiência cadastrada na instituição, possibilitando a oportunidade de conhecer o esporte adaptado. Era um meio de entretenimento e terapia ocupacional, para as pessoas se aceitarem e se sentissem incluídas. 

Na época os praticantes das atividades esportivas adaptadas, eram bem debilitadas fisicamente, e não tinham recursos financeiros ou a acessibilidade como hoje. Através destas oportunidades foram surgindo atletas paralímpicos (paratletas). E quando tinha competições, geralmente aconteciam no exército ou Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – CEFAN.

Poster  a esquerda Helba no evento  em  homenagem aos Atletas Capixabas. A esquerda, os paratletas brasileiros do Basquete sobre Rodas - década de 80.
Fig. 3: Helba no homenagem aos Atletas Capixabas e paratletas brasileiros do Basquete sobre Rodas - década de 80. 
Fonte: Memória Paralímpica.


Helba no Atletsimo

Em 1989 passou a treinar atletismo (Dardo, Disco e Peso), na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sob a supervisão do professor Luiz Claudio Locatelli Ventura; com a prática da inclusão e o esporte adaptado (atletismo). O professor Luiz Cláudio tem uma técnica diferenciada, mais humana e possibilitou o surgimento de grandes atletas no atletismo, proporcionando empoderamento e transformação de vida a estas pessoas. 

Neste período o estado do Espírito Santo, ainda não forneciam bolsa atleta. A partir da década de 90, é que a luta da pessoa com deficiência no Esporte Adaptado, começou a evoluir. Com todas as dificuldades, Helba conquistou no atletismo títulos de tetracampeã brasileira no lançamento de disco, tricampeã brasileira no arremesso de peso e bicampeão Parapan-americano na Argentina.

Poster a esquerda,  Helba no arremesso de peso.  A direita, Helba em treinos de fortalecimentos.
Fig. 4: Helba no arremesso de peso  e em treinos de fortalecimentos, fonte: Marcio Geraldo.

Helba ingressando no curso de Biblioteconomia

Em 2009 Helba ingressou no curso de Biblioteconomia na UFES, onde conheceu um novo mundo e adquiriu conhecimentos e saberes. Se sentiu acolhida, incluída e conheceu na prática a empatia. Sua deficiência era vista como superação para os demais colegas e sentia que as pessoas na universidade eram muito humanas. 

Os conhecimentos e saberes adquiridos na universidade, levaram Helba, a uma visão mais ampla e direcionamentos para vida de informações utilitárias. Estes conhecimentos se tornaram ferramentas para lapidar uma vida mais digna, igualitária e fazer cumprir as leis de políticas públicas em sua vida e no esporte. Sempre que alguém precisa, partilha estes saberes.

Poster  esquerda, formatura de Helba e com colegas da UFES. A direita, Helba no evento de homenagem aos atletas Capixabas na Assembleia Legislativa de Vitoria, Helba na empresa Viação Águia Branca,  Helba no Programa Inclusão e no evento Rio 2016.
Fig. 5:  formatura de Helba. Hhomenagem atletas Capixabas na Assembleia Legislativa de Vitoria. Helba com colegas da UFES, curso biblioteconomia - 2010 e na empresa Viação Águia Branca. Helba  no  Programa Inclusão e no Rio 2016.

Helba vinculando se a Federação Capixaba de Tiro com Arco - FCTARCO

Em 2012 Helba vínculo se a Federação Capixaba de Tiro com Arco - FCTARCO, passando a praticar a modalidade Tiro com Arco até os dias de hoje. Quando iniciou esta modalidade o material era muito caro, e mesmo assim não desistiu! Mesmo com um material um pouco inferior e dificuldades para treinar devido espaço e logística, a atleta não desistiu e se manteve com persistências e lutas.

Fig. 6: Fotos com Helba em competições em 2012, Recife - PE, fonte: arquivo FCTARCO.


Helba na biblioteca com os alunos da Escolas Primaria.
Fig. 7: Biblioteca Escola Izaltina em 2017.
Fonte: Umef Izaltina A. Fernandes.

A vida profissional

Em 2017, foi contratada pela Prefeitura Municipal de Vila Velha – PMVV, como bibliotecária nas Unidades Municipais de Ensino Médio e Fundamental: Izaltina de Almeida Fernandes e António De Barcellos, em Vila Velha. Estar entre “livros e crianças”, foi uma experiência muito gratificante e linda para Helba. As crianças das escolas, tinham um carinho com Helba, e nunca olharam de forma diferente! Conciliar trabalho e treinos nesta época, foi como um dia de cada vez.


Poster com Helba, esquerda na Biblioteca - Escola Izaltino e o com o escritor Vercelino João de Oliveira. A direita, Helba no treino Tiro com Arco na em UFES 2022.
Fig. 8: Helba na Biblioteca da Escola Izaltina e com o escritor Vercelino João de Oliveira. Helba nos treino Tiro com Arco  
na UFES 2022.

Helba no Esporte

Em 2018, passou a ser contemplada pelo Programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado do Espírito Santo; possibilitando mais recurso a atleta para investir no Esporte. Os resultados foram surgindo, sempre seguindo o caminho, com persistência. Em 2020, devido à pandemia COVID, o contrato de bibliotecária foi cancelado pela PMVV. 

Mais uma nova etapa surge em vida, passando a cuidar de sua mãe e treinar. Após pandemia em 2021, Helba através do Programa Inclusão de Empregabilidade do Fórum de Inclusão Esporte e Lazer – FIEL; passa a ser contratada por uma das empresas agregadas ao FIEL. Hoje tem a oportunidade de se dedicar mais aos treinos em questão de tempo, família e dar suporte às entidades do FIEL.

Poster com Helba em competição no Campeonato Brasileiro Tiro com Arco (2021) e Campeonato Tiro com Arco – 2015.
Fig. 9: Helba em competição; no Campeonato Brasileiro Tiro com Arco (2021) e Campeonato Tiro com Arco - 2015.

Helba conquistou no Tiro com Arco vários resultados, dentre eles citamos alguns:


Helba com a bandeira do Espirito Santo
Fig. 10: Lifesthylen, Photography - 2015.

  • CAMPEONATO BRASILEIRO PARALÍMPICO 2014 – 1ª Colocada - Round Olímpico categoria Composto Feminino Open (Finais). 
  • 2º lugar - 9º Campeonato Brasileiro Outdoor de Tiro com Arco, Goiânia – Goiás, 02/11/2015. 
  • 4º lugar - Jogos Parapan-Americanos, Toronto, Canadá 2016. 
  • Prata, 11ª Campeonato Brasileiro Paralímpico de Tiro com Arco, Fortaleza - CE 2017. 
  • Bronze, XII Para Campeonato de Tiro com Arco 2018, categoria Composto Feminino Adulto. 
  • 1ª Posição - 6º Campeonato Capixaba Outdoor 2018. 1ª Posição no 3º Campeonato Capixaba Outdoor 2018. 1ª posição Ranking Capixaba Outdoor 2018 (Duplo).
    Poster com Helba, a esquerda com delegação brasileira de Tiro com Arco em 2015, no centro a atleta Renata Bazone e Helba,  a direita  Helba com a Seleção Brasileira de Tiro com Arco, no Parapan Americano de Tiro com Arco 2016.
    Fig. 11: Helba na delegação brasileira de Tiro com Arco - 2015, com Renata Bazone  em 2015, com a Seleção Brasileira de Para Tiro com Arco  e no Parapan Americano de Tiro com Arco 2016.

  • 1ª Posição - Composto Feminino Adulto Paralímpico e 2ª Posição Composto Feminino Adulto (ARW2) - 10ª Etapa do Campeonato Capixaba Outdoor 2019. 
  • 2ª colocação, XV Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco 2021, 05 e 10 de outubro, Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - SP. 
  • 1ª Posição - Campeonato Brasileiro indoor - 4º Etapa - Federação Capixaba de Tiro com Arco, 13/08 e 14/08 de 2022, Composto Feminino Adulto – Paralímpico e 2ª Posição no Composto Feminino Adulto. 
  • 1ª Posição - 7º Campeonato Capixaba de Tiro com Arco Outdoor, Composto Feminino Adulto - Paralímpico ARW2 e Composto feminino Adulto - 29/07/2023 a 30/07/2023.

Poster com Helba  em competição em 2013, 2022, 2023 e em campeonatos brasileiros.
Fig. 12: Helba em competição (2013),  na Ufes (2023), no treino (2022), e no
 Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco em 2015.

Hlba como Parceira no Programa de Inclusão do FIEL.

Grata pelas oportunidades! Helba parabeniza a todos que fazem com que o esporte seja adaptado e inclusivo a todos que queiram praticá-lo. Expressa seu agradecimento ao professor Luiz Claudio Locatelli Ventura, idealizador e representante do Programa Inclusão do FIEL

Uma pessoa muito querida, que tem como causa principal a inclusão e tem se dedicado anos e anos de sua vida em prol desta causa. Tem também desenvolvido projetos de empregabilidade, reflorestamento (A Cura da Terra começa em Nós); agregando o meio ambiente e inclusão social.

Poster com Helba e Luzia, na Ufes  em 2023; Helba no Reconecta 2023; No Festival de Natal Esportivo 2023;  Helba, com sua mãe e sobrinha.
Fig. 13 : Arqueiras Helba e Luzia, Ufes 2023; Reconecta 2023; Festival de Natal Esportivo 2023; Helba, com sua mãe e sobrinha e em  competições.

Fórum de Inclusão, Esporte e Lazer (FIEL), agrega, entidades de auxílio a proteção e a promoção social de maneira direta e indireta, dentre estas ações de acolhimento, atenções para a educação inclusiva, pratica de esporte e atividades inclusivas, meio ambiente e qualidade de vida, reflorestamento, capacitação ao mercado de trabalho e a outros direitos da pessoa humana. 

O FIEL tem agregado este perfil de acolhimento e ainda necessitamos muito de parcerias sólidas, de uma rede de proteção social que contemple a possibilidade da inclusão do Ser Humano. Agradecida de poder presenciar todas essas conquistas, Helba costuma dizer que o futuro está no presente!

Fonte: https://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2017/11/bibliotecaria-de-vila-velha-ganha-medalha-no-paralimpico-18210
https://www.youtube.com/watch?v=DUEKxtfDUTA
https://issuu.com/revistaredesim/docs/ed109web
https://crb6.org.br/materias/dia-internacional-da-mulher-conheca-bibliotecarias-que-se-destacam-em-minas-gerais-e-no-espirito-santo/
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/contemplada-pelo-bolsa-atleta-disputa-campeonato-estadual-de-tiro-com-arco~
http://repositorio.febab.org.br/files/original/41/4601/BiblioteconomiaSocial.pdf
http://www.fctarco.org.br/campeonato/2020_01_24__10__Etapa_do_Campeonato_Capixaba_Outdoor_2019_10_OUTDOOR.pdf
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/contemplada-pelo-bolsa-atleta-arqueira-helba-aparecida-borges-conquista-medalha-de-bronze-no-xii-para-campeonato-de-tiro-com-arco
https://sesport.es.gov.br/Not%C3%ADcia/contemplada-pelo-bolsa-atleta-disputa-campeonato-estadual-de-tiro-com-arco
http://cbtarco.org.br/index.php?pg=prova&idprova=3584&tipo=
http://cbtarco.org.br/?pg=prova&idprova=3921&tipo=
https://crb6.org.br/materias/da-biblioteca-para-o-tiro-com-arco/
https://indd.adobe.com/view/0e47dd19-9663-4cd6-870e-072617bec30b
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2130402257185661&set=gm.1098866903523453
https://www.facebook.com/p/Mem%C3%B3ria-Paral%C3%ADmpica-100057486397846/?paipv=0&eav=AfamuLoJvwx2r4I4trPGw9Qn4gz-x5Ndn00R_L2JnnHXw6zzP2pd_I6M115zkYAmyHo&_rdr
https://www.facebook.com/photo/?fbid=660181442994018&set=pcb.660181566327339
https://www.facebook.com/lifestylephotography.click/photos/a.1660768137528289/1660771320861304/
https://www.facebook.com/photo/?fbid=644480175633623&set=a.340140212734289
https://www.facebook.com/photo?fbid=824166201030125&set=pcb.824167167696695
https://www.facebook.com/photo/?fbid=143778596215853&set=a.143778479549198




Logomarcas das Instituições Parceiras: Águia Branca, Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo – FDSES, Dr. Nilo Lemos – Ortopedista, Goes Ortopedia e traumatologia, Grupo Espiral Engenharia e Clube Capixaba de Atletismo no Espírito Santo – CAES.

Comentários

Mensagens populares