Atleta Jefferson Vasconcelos Duque e o amor a corrida

Atleta Jefferson e o amor pelas corridas

Fig. 1: Atleta Jefferson Vasconcelos Duque

A vida de Jefferson Duque

No ano de 2013 andando de moto, Jefferson Vasconcelos Duque, sofreu um acidente colidindo com um caminhão. No acidente Jefferson teve perfuração de um dos pulmões, rompimento do ligamento esquerdo e amputação do braço esquerdo e mão direita. 

Em maio de 2014, já recuperado a vida de Jefferson tomou um novo rumo. Nesta mesma época, conheceu o Professor Luiz Claúdio, representante de um Projeto Inclusivo, convidando fazer parte do projeto. Desta data em diante, Jefferson teve a oportunidade de conhecer o esporte adaptado. O convite do professor Luiz Cláudio mudará sua vida.

Fig. 2: Professor Luiz Claudio e Jefferson no Jogos Paralímpicos 2017- Rio de Janeiro, Brasil.


Os treinos e vivências

Os treinos e vivências com as pessoas com deficiência, fizeram Jefferson vencer a depressão e vícios adquiridos após o acidente. Alcançou importantes resultados no Paradesporto (na classe T46) e em corridas de ruas, ganhando medalhas de ouros, pratas e bronzes. Após estes resultados, Jefferson não parou, passou a participar de corridas de rua, maratonas e ultramaratonas. A corrida para ele é como o remédio da Alma, a razão de viver e sentir a vida!

Atleta Jefferson em competições, treinos e vivências no Programa Inclusão.
Fig. 3 Atleta Jefferson em competições, treinos e vivências no Programa Inclusão. 


Jefferson com as medalhas das corridas que participou.
Fig. 4: Jefferson com as medalhas das corridas que participou.


Jefferson participou de várias corridas dentro e fora do Espírito Santo, mas a que mais lhe move o coração é a São Silvestre, que acontece todos os anos em São Paulo, no último dia do ano. ELE não gosta de perder nenhuma corrida na São Silvestre. Este ano de 2023, Jefferson passou por muitas dificuldades. 

Só conseguiu ir e realizar esta corrida, com o apoio do IDESPE – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social Sebastião Perovano. Agradecemos imensamente o apoio da instituição, por poder contribuir para mais uma etapa na vida de Jefferson, de poder participar da corrida que tanto ama. A 98ª Corrida Internacional De São Silvestre – São Paulo, SP (31/12/2023).

Jefferson na Corrida São Silvestre, São Paulo.
Fig. 5: Corrida São Silvestre, São Paulo - 31 de dezembro 2023. 



GRATIDÃO! 



Logomarcas das Instituições Parceiras: Águia Branca, Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo – FDSES, Dr. Nilo Lemos – Ortopedista, Goes Ortopedia e traumatologia, Grupo Espiral Engenharia e Clube Capixaba de Atletismo no Espírito Santo – CAES.


Comentários

Mensagens populares