Bocha Paralímpica - Luiz Eduardo De Oliveira Neves

Seletiva Bocha - Rio de Janeiro - Região Leste


Fonte: Luiz Eduardo.
 
No último fim de semana, 9 de outubro 2021, atletas participaram da Seletiva Leste de Bocha, realizada pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes - ANDE, na Arena da Juventude, uma das instalações dos Jogos Rio 2016 em Deodoro. O professor Luiz Eduardo de Oliveira Neves, da Prefeitura de Cariacica e também representante do Programa de Inclusão, esteve presente no evento, auxiliando na arbitragem. A Viação Águia Branca, contribuiu para que o professor Luiz Eduardo pudesse está presente neste evento no Estado do Rio de Janeiro, estimulando a divulgação da inclusão e a importância do esporte na vida das pessoas. 

A Bocha Paralímpica é uma modalidade que abrange pessoas com paralisia cerebral de grau severo com comprometimento motor e múltiplo. Além de atletas Paralisados Cerebral, podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau de deficiência exigido e comprovado. Homens e mulheres competem juntos e pode ser jogada individualmente, duplas e equipes.

Fonte: Luiz Eduardo. 

A modalidade tem o objetivo de aproximar o maior número de bolas coloridas da branca. Requer habilidade e eficiência, técnicas e táticas adequadas. São usadas 13 bolas, sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca, confeccionadas com fibra sintética e pesam cerca de 280g. São quatro classes, de acordo com o grau da deficiência do atleta:
  • BC1: Apenas para atletas PC, que podem jogar com as mãos ou com os pés e podem ter um auxiliar para entregar a bola.
  • BC2: Nenhum auxiliar é permitido, um suporte ou cesto para bola pode ser adaptado. O atleta apresenta quadro de paralisia cerebral. 
  • BC3: O atleta com maior grau de comprometimento motor. Neste caso, ele é assistido por alguém, que tem a função de direcionar a calha seguindo exatamente as indicações do jogador. 
  • BC4: Os atletas tem qualquer outro quadro de origem não cerebral, como distrofia muscular progressiva, esclerose múltipla, lesão medular com tetraplegia, etc.
Fonte: Luiz Eduardo.


Fonte:
https://riodejaneiropowersoccer.com.br/2021/10/15/rio-de-janeiro-tem-tres-atletas-classificados-para-o-brasileiro-de-bocha-2021/
http://ande.org.br/modalidades-bocha/








Comentários

Postagens mais visitadas