Bocha Paralímpica - Luiz Eduardo De Oliveira Neves

Seletiva Bocha - Rio de Janeiro - Região Leste


Professor Luiz Eduardo em frente a guichê da Águia Branca
Fonte: Luiz Eduardo.
 
No último fim de semana, 9 de outubro 2021, atletas participaram da Seletiva Leste de Bocha, realizada pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes - ANDE, na Arena da Juventude, uma das instalações dos Jogos Rio 2016 em Deodoro. 

O professor Luiz Eduardo de Oliveira Neves, da Prefeitura de Cariacica e também representante do Programa de Inclusão, esteve presente no evento, auxiliando na arbitragem. A Viação Águia Branca, contribuiu para que o professor Luiz Eduardo pudesse está presente neste evento no Estado do Rio de Janeiro, estimulando a divulgação da inclusão e a importância do esporte na vida das pessoas. 

A Bocha Paralímpica é uma modalidade que abrange pessoas com paralisia cerebral de grau severo com comprometimento motor e múltiplo. Além de atletas Paralisados Cerebral, podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau de deficiência exigido e comprovado. Homens e mulheres competem juntos e pode ser jogada individualmente, duplas e equipes.

Luiz  Eduardo na Seletiva Leste de Bocha .
Fonte: Luiz Eduardo. 

A modalidade tem o objetivo de aproximar o maior número de bolas coloridas da branca. Requer habilidade e eficiência, técnicas e táticas adequadas. São usadas 13 bolas, sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca, confeccionadas com fibra sintética e pesam cerca de 280g. São quatro classes, de acordo com o grau da deficiência do atleta:
  • BC1: Apenas para atletas PC, que podem jogar com as mãos ou com os pés e podem ter um auxiliar para entregar a bola.
  • BC2: Nenhum auxiliar é permitido, um suporte ou cesto para bola pode ser adaptado. O atleta apresenta quadro de paralisia cerebral. 
  • BC3: O atleta com maior grau de comprometimento motor. Neste caso, ele é assistido por alguém, que tem a função de direcionar a calha seguindo exatamente as indicações do jogador. 
  • BC4: Os atletas tem qualquer outro quadro de origem não cerebral, como distrofia muscular progressiva, esclerose múltipla, lesão medular com tetraplegia, etc.
Poster de professor Luiz Eduardo na quadra da Seletiva Leste de Bocha Paralímpica.
Fonte: Luiz Eduardo.


Fonte:
https://riodejaneiropowersoccer.com.br/2021/10/15/rio-de-janeiro-tem-tres-atletas-classificados-para-o-brasileiro-de-bocha-2021/
http://ande.org.br/modalidades-bocha/





Logomarcas das Instituições Parceiras: Águia Branca, Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo – FDSES, Dr. Nilo Lemos – Ortopedista, Goes Ortopedia e traumatologia, Grupo Espiral Engenharia e Clube Capixaba de Atletismo no Espírito Santo – CAES.

Comentários

Mensagens populares