ATLETA ZILDA VIEIRA - SUPERAÇÃO

ATLETA ZILDA VIEIRA - SUPERAÇÃO

Atleta Master Zilda Vieira:
Fonte FIEL


Zilda Vieira nasceu no dia 12 de março de 1940, filha de empregada doméstica, criada na cozinha das casas, não tinha firmeza nas pernas. Começando uma jornada tortuosa na vida de dona Zilda, sem a criação da mãe, foi adotada por algumas famílias e sofreu discriminação.

Teve acesso à escola, mas lá sofreu rejeição, até que foi parar na casa de uma senhora que conseguiu ensiná-la a falar e a ler. Aos 7 anos, foi encaminhada para um orfanato em Vitória de onde só saiu aos 16 anos de idade, sendo adotada por mais uma família.

A morte da mãe adotiva fez com que Dona Zilda fosse morar nas ruas, onde teve seu primeiro AVC e passando alguns dias teve seu segundo AVC, parando de falar e de andar. Foi submetida a tratamento no CREFES e meses depois voltou a falar e a andar com a auxilio de uma órtese ortopédico na perna esquerda.

Há seis anos, dona Zilda conheceu o professor Luiz Claudio Ventura, um dos pesquisadores do Projeto de Extensão Inclusão (Paralímpico), do Setor de Educação Física do campus Ifes-Vitória, onde recebeu o convite para começar a correr. Mesmo com o a órtese ortopédica, venceu as dificuldades e não parou de correr desde então. Dona Zilda treina durante uma hora de segunda a sexta-feira (corrida e musculação). Já participou de provas em Vitória e até da Dez Milhas Garoto.

A corrida é apenas uma das atividades diária de dona Zilda, sempre ocupando a mente, faz aulas de artes no Centro de Convivência (CCTI) da Prefeitura, toca em uma banda, canta em dois corais, já fez natação, aulas de pintura, ama fazer caça palavras e forró.

Hoje mora sozinha, não tem filhos e metade do benefício que recebe do INSS é destinado ao pagamento de aluguel. Mesmo após ter sofrido tanto abandono e discriminação, dona Zilda revela que não guarda rancor e o mais importante é eu não sentir diferente e ser feliz.

Fonte:Tagged#blogcorridaderua, Blog Corrida de Rua, Calendário de Corridas, corredora, Corredores Capixabas, Corrida de Rua, ES, Espírito Santo, Folha Vitória, microcefalia, Vitória, Zilda Vieira.

http://parazildavieira.blogspot.com






Comentários

Postagens mais visitadas